TEM SEPARADOR DE HIDROCARBONETOS NA SUA OFICINA? SAIBA QUAIS AS SUAS OBRIGAÇÕES

Se tiver uma oficina onde proceda a lavagens de viaturas, pavimentos, motores ou peças, deve ter um separador de hidrocarbonetos. Nas lavagens são produzidas águas com compostos contaminantes que não devem ser descarregadas na natureza. Assim sendo a oficina deve adquirir um separador de hidrocarbonetos para que estas águas sejam pré tratadas antes de serem descarregadas no sistemas de drenagem pluvial ou municipal

O separador deve ser escolhido dependendo do número de lavagens efectuadas e do caudal gerado. O correto dimensionamento do separador de hidrocarbonetos permite racionalizar o investimento e os custos recorrentes relacionados com limpezas e análises.

Se na sua oficina faz lavagens de carros todo o terreno por exemplo, produzirá muita lama, o que trará uma rápida saturação do separador e limpezas mais frequentes. Assim sendo, neste caso deverá existir uma caixa de decantação de lamas a montante, para não comprometer a qualidade da água descarregada e o cumprimento dos parâmetros.

Para que as descargas possam ser efetuadas estas devem ser licenciadas quer junto dos serviços municipais (caso de descargas em colectores municipais), quer junto da Agencia Portuguesa do Ambiente (se for para meio natural). As licenças estipulam limites para os poluentes descarregados e uma periodicidade para as monitorizações que devem ser comunicadas às respectivas entidades competentes.

No caso da descarga proveniente do separador for em meio natural, está prevista uma caução à Agência Portuguesa do Ambiente ou uma garantia financeira ao abrigo do regime de Responsabilidade Ambiental.

Relembramos que as coimas aplicáveis em situações de descargas ilegais podem assumir montantes de 2.500.000 €, dependendo das características do efluente, meio receptor e caudais descarregados.

Pretende ajuda para seleccionar o separador de hidrocarbonetos? Precisa de licenciá-lo?

Conte connosco. SEA SOLUÇÕES é a solução.

Joana Fernandes
Engª Ambiente e Técnica Sup. HST
Partilhar :

Comments are closed.