RISCOS PSICOSSOCIAIS

Os riscos psicossociais estão cada vez mais a tomar um lugar de grande relevância nas nossas vidas, pois se não estiver bem mentalmente ou emocionalmente, nunca irá conseguir executar o seu trabalho com o mesmo profissionalismo e desempenho.

A mente guia o corpo.

O nosso local de trabalho pode ser o melhor ou o pior sítio para se estar, ou seja, pode provocar e desenvolver problemas mentais, que normalmente começam com mudanças de comportamento, provocadas por problemas de várias vertentes, que se forem detetados precocemente podem ser resolvidos facilmente, caso contrário começa por dar origem ao stress, ansiedade ou mesmo depressão.

Além de todos os problemas que podem estar associados aos riscos psicossociais, estamos a atravessar uma fase atípica das nossas vidas, provocada por um vírus, conhecido por todos como COVID-19. Este vírus está a alterar a vida pessoal e profissional de todos, logo existe a necessidade de avaliar as consequências que podem advir daí. Quando uma empresa está preparada para as adversidades é mais fácil ultrapassar estas crises, uma vez que, estão abertos à mudança constante.

O stresse não é uma doença, mas pode levar a alterações no modo como os trabalhadores pensam, se sentem ou se comportam no trabalho. É importante reconhecer estes sinais precocemente, uma vez que, se forem prolongados, podem levar a problemas de saúde físicos ou mentais, sendo que, em casos extremos, o stresse de longa duração ou eventos traumáticos no local de trabalho podem levar a problemas psicológicos e ser condutores de perturbações psiquiátricas. Existem fortes evidências que indicam uma associação entre queixas de saúde relacionadas com o trabalho e a exposição a fatores de risco psicossociais. Especificamente, os fatores de risco psicossociais no local de trabalho têm demonstrado causar um impacto negativo na saúde física, mental e social dos trabalhadores.

Os riscos psicossociais no local de trabalho podem ser provenientes de várias causas, sendo eles, do próprio horário, ou carga de trabalho; o excesso de controlo; a falta de segurança no trabalho; o desrespeito cultural; as Reações interpessoais; a falta de conhecimento dos objetivos; a interação casa-trabalho; a gestão das próprias emoções…

Riscos físicos e fisiológicos, comportamentais, psicológicos e emocionais e cognitivos; são os principais riscos psicossociais.

Esteja atendo a todos eles, pois a deteção precoce pode evitar a perda de bons profissionais.

A SEA, pode ajudá-lo a criar métodos eficientes para a prevenção e resolução deste tipo de riscos, pois existem métodos especializados para os poder avaliar.

 

Fernanda Machado
Psicóloga Organizacional
Partilhar :

Comments are closed.