DICAS PARA PREVENÇÃO DE RISCOS ERGONÓMICOS EM TELETRABALHO

O mundo ainda enfrenta a feroz pandemia causada pela doença viral COVID-19. Assim sendo, as perpectivas mais favoráveis à saúde de todos e aos trabalhadores é a opção pelo teletrabalho.

O teletrabalho pode ser definido como a utilização de tecnologias da informação e comunicação, como smartphonestablets, computadores portáteis e de secretária com o intuito de trabalhar fora das instalações do empregador. Permite maior flexibilidade de horário para os funcionários, reduz a necessidade de ida ao local de trabalho, aumenta a disponibilidade para a família e comporta a possibilidade na escolha da área mais aceitável para realizar o trabalho.

Ao abrigo da Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro (Aprova a revisão do Código do Trabalho), o empregador deve proporcionar ao trabalhador condições de segurança e saúde adequadas à prevenção de riscos de contágio decorrentes da pandemia da doença COVID-19, podendo, nomeadamente, adotar o regime de teletrabalho. No entanto, essa inovação acarreta algumas consequências para o trabalhador a nível ergonómico.

A ergonomia no trabalho é fundamental para prevenir algumas doenças profissionais. Para tal, a SEA Soluções indica um conjunto de boas práticas para que possa usufruir do teletrabalho em segurança para a sua saúde.

  1. Ajuste a cadeira de forma a proporcionar bom apoio e proteger a coluna.

  2. Os cotovelos devem ficar à altura da secretária.

  3. Evite sentar-se “torto”. Sente-se alinhado com o eixo da sua cadeira.

  4. Os pés devem estar inteiramente apoiados. Se não chegarem confortavelmente até ao chão, irá acumular pressão nas costas e pernas. Nesse caso, o ideal é usar um apoio para colocar os pés ou baixar o teclado e a cadeira.

  5. Mantenha uma distância considerável do monitor para evitar uma tensão ocular.

  6. A altura da linha superior do monitor deve ficar no máximo na altura dos olhos, nunca acima.

  7. Coloque o monitor de lado para as janelas. Caso seja necessário ficar de frente ou de costas, feche as persianas ou cortinas.

  8. Movimente os braços sobre o teclado e deixe os pulsos retos. Coloque ainda o rato junto ao teclado.

  9. Faça intervalos frequentes durante o dia. Cumpra uma pausa por cada hora trabalhada, faça movimentos contrários aos que faz no trabalho. Isso ajuda a evitar o stress.

  10. Equilibre as tarefas diárias para não permanecer apenas numa posição.

  11. Coloque objetos de uso corrente, como o telefone, mais próximo possível de si.

  12. Evite torções de tronco ao atender chamadas telefónicas ou outras atividades.

Eis a nossa sugestão para alguns exercícios práticos enquanto se encontra no seu horário laboral:

Ergonomia é bem estar em trabalho. A SEA Soluções pode ajudá-lo a manter-se confortável em teletrabalho. Não hesite em contactar-nos para outras informações!

 

Marlene Vales
Diretora Técnica
Partilhar :

Comments are closed.