CONHEÇA AS REGRAS QUE DEVERÁ CUMPRIR NA INSTALAÇÃO DOS EXTINTORES DA SUA EMPRESA

Quando uma empresa inicia a sua atividade, muitas vezes a proteção contra riscos de incêndio é esquecida, e na hora da escolha, surgem muitas dúvidas, principalmente na seleção dos extintores.

Antes de tudo deverá sempre informar-se junto de um técnico certificado pela ANEPC para a instalação e manutenção dos extintores.

A proteção contra incêndio é fundamental na garantia das condições de segurança dos locais de trabalho, por isso a utilização de equipamentos de primeira intervenção, como extintores, numa primeira fase da combustão.

Como sei qual o extintor a instalar na minha empresa?

Existem 2 principais tipos de extintores:

  • Pó químico ABC;

  • Dióxido de carbono- CO2

Os extintores de ABC deverão ser instalados nas áreas onde poderão ocorrer incêndios, de origem em papel, madeiras, equipamentos sem elevado tensão elétrica.

Por outro lado, os extintores de dióxido de carbono deverão ser instalados sobretudo em locais de riscos de incêndio, de origem elétrica, como um quadro elétrico e equipamentos de elevada tensão.

Além da correta instalação dos extintores, a correta utilização dos mesmos poderá fazer a diferença entre a vida e a morte. Neste sentido a formação dos trabalhadores, em proteção contra riscos de incendio é essencial.

Do mesmo modo se um extintor, estiver bem instalado mas não estiver operacional, a empresa corre um elevado risco de incêndio, assim sendo para que estejam permanentemente operacionais, os extintores necessitam de ser submetidos a inspeções regulares e manutenções anuais.

Como sei se os extintores da minha empresa cumpre a legislação aplicável?

Para saber se um extintor respeita a legislação que lhe é aplicável, deverá verificar se são cumpridas as condições seguintes:

  • Possui marcação CE;

  • O extintor está instalado num local acessível, visível e nas zonas de maior risco de incêndio da empresa;

  • O extintor está instalado num suporte adequado a uma altura superior a 1,20m do pavimento;

  • Tem etiqueta de manutenção cumprindo com a NP 4413;

  • Deverá estar devidamente sinalizado;

  • A empresa de manutenção dos extintores deve possuir registo de certificação pela ANEPC;

Genericamente são estas as regras que deverá conhecer para avaliar se os extintores que vai instalar na sua empresa ou que já tem instalado, cumprem.

Ainda ficou com dúvidas? contacte a SEA SOLUÇÕES que poderá esclarecê-lo mediante a sua atividade e as suas instalações.

 

Joana Fernandes
Engª Ambiente e Técnica Sup. HST
Partilhar :

Comments are closed.