CALÇADO/BOTAS DE SEGURANÇA – EPI

Qualquer ambiente de trabalho que proporcione algum tipo de risco para os trabalhadores requer a utilização obrigatória de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). E entre os EPIs, um dos mais importantes é Calçado/Botas de Segurança, responsável por proteger os pés dos trabalhadores contra os mais variados tipos de perigos que fazem parte do dia-a-dia de quem trabalha em indústrias, cozinhas, área de saúde, construção civil, serralharias, carpintaria, entre outros.

É importante salientar que todos os EPIs devem ser adequados à realidade dos ambientes de trabalho, logo, é normal que, por exemplo, as botas de segurança dos trabalhadores do setor de manutenção sejam diferentes das dos trabalhadores da produção.

Este EPI não pode ser utilizado fora do ambiente de trabalho, deve estar com o trabalhador apenas quando ele está ao serviço da empresa. Cabe ao trabalhador fazer bom uso do EPI, sendo este fornecido pelo empregador, respeitando a orientação básica de apenas utilizá-lo para os fins a que é destinado, ou seja, apenas no ambiente de trabalho, nos locais em que ele está exposto aos riscos da sua atividade.

É importante que haja uma preocupação por parte do trabalhador com a conservação do calçado de segurança, tomando as medidas necessárias para mantê-lo limpo, apresentável e com os seus materiais em bom estado para que a vida útil do equipamento seja mais duradoura. Caso haja qualquer problema com o calçado, seja furos, desgaste, defeito, é essencial que o trabalhador informe o seu empregador para que as medidas necessárias sejam tomadas.

 As principais proteções oferecidas pelos calçados de segurança são:

  • Proteção contra impactos causados por queda de objetos;

  • Proteção contra a variação térmica do ambiente;

  • Proteção contra objetos cortantes e pontiagudos;

  • Proteção contra a corrente elétrica e possíveis choques;

  • Proteção contra a humidade, evitando que os pés fiquem molhados;

  • Proteção contra o contato com produtos químicos, evitando contaminação e queimadura.

Salienta-se que a Prevenção é a solução

Agir antes de reagir, é a solução...

SEA Soluções é a prevenção nas empresas…

Mónica Silva
Química e Técnica Sup. HST
Partilhar :

Comments are closed.