A IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS DE SST EM TEMPOS DE PANDEMIA

A Declaração do Centenário da Organização Internacional Trabalho (OIT), aprovada em junho de 2019, estabeleceu que "condições de trabalho seguras e saudáveis são fundamentais para um trabalho digno". Mas, se antes a Saúde e Segurança no Trabalho (SST) já representava um enorme desafio para a gestão das organizações, é ainda mais significativo atualmente, uma vez que garantir a segurança e a saúde no trabalho é indispensável na gestão da pandemia e na capacidade de retomar o trabalho.

Nos últimos tempos, temos assistido à rápida evolução da Covid-19, onde as empresas se viram obrigadas a implementar planos de contingência e tiveram de tomar um conjunto de medidas, que abrangessem todos os seus Colaboradores, e que garantissem que eram cumpridos os princípios essenciais para a sua proteção.

O plano de contingência deve ser elaborado para fazer face a situações de crise de saúde e epidemias, para que os locais de trabalho possam estar mais bem preparados para desenvolver uma resposta rápida, coordenada e eficaz, adaptando as medidas à situação específica de emergência que a empresa enfrenta.

É imprescindível o acompanhamento contínuo das condições de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e uma avaliação adequada dos riscos para garantir que as medidas de controlo relacionadas com o risco de contágio sejam adaptadas aos processos, condições de trabalho e características específicas da mão de obra durante o período crítico de contágio e posteriormente, de modo a evitar reincidências. As medidas de controlo dos riscos devem ser especificamente adaptadas às necessidades dos grupos de trabalho.

Durante um surto pandémico como a COVID-19, toda a população ficou exposta a elevados níveis de stress que podem ter efeitos graves na saúde mental. Os trabalhadores podem ser afetados pelos riscos psicossociais decorrentes da incerteza atual e futura sobre a sua situação laboral ou de alterações nos processos e na relação de emprego. Como tal, deverão também ser implementadas medidas de SST para prevenir e reduzir os riscos psicossociais, incluindo a violência e o assédio, e promover a saúde mental e o bem-estar, além de prevenir o risco de eventuais repercussões a longo prazo para o bem-estar dos trabalhadores.

Estas medidas incluem:

  • Uma boa comunicação e informação atualizada;

  • Um local para expressarem preocupações e fazerem perguntas sobre os riscos para a saúde;

  • Sessões multidisciplinares para identificar preocupações sobre o bem-estar do pessoal, e para colaborar em estratégias para resolver problemas;

  • Rever a cultura organizacional e a sensibilidade para com outras pessoas, uma vez que também as famílias podem ser afetadas pela pandemia;

  • Uma lista de verificação para avaliar e compreender os pontos fortes e pontos fracos e limitações pessoais, incluindo para reconhecer sinais de stress e burnout em si mesmos e noutras pessoas;

  • Modelos de liderança de responsáveis que possam servir de exemplo para o pessoal sob a sua super visão demonstrando comportar-se de forma a mitigar o stress;

  • Utilização de humor e de técnicas participativas que podem promover o diálogo, soluções inovadoras e mudanças positivas de atitude.

A pandemia COVID-19 mostra mais uma vez o papel crucial da SST para o Trabalho Digno.

Se não tem os serviços SST ou necessita de ajuda para elaborar o seu plano de contingência contacte-nos.

 

Marlene Vales
Diretora Técnica
Partilhar :

Comments are closed.