RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Alguma vez contratou o vizinho do lado, ou o amigo do amigo muito simpático, ou a amiga gira, ou a filha do amigo? Correu bem? Já pensou porquê?

O sucesso é a palavra de ordem neste mundo altamente competitivo, por essa mesma razão cada vez mais se procuram pessoas eficazes e dinâmicas, capazes de aumentar a perspetiva de vida das empresas e, consequentemente, alcançar o tão esperado sucesso.

O maior objetivo do recrutamento e seleção é conseguir contratar os melhores trabalhadores para a nossa empresa, pois para encontrar o perfil ideal é preciso saber escolher e saber selecionar os melhores, mas para isso existem técnicas específicas e competências necessárias. Quando feita adequadamente garante a entrada de pessoas de alto potencial e qualidade na organização, que é o objetivo de qualquer empresa.

O processo de seleção envolve várias vertentes dentro de uma empresa, quando queremos escolher alguém para trabalhar na nossa empresa, temos que ter em conta não só a função em si, mas também a envolvência dos recursos humanos que já temos, portanto é extremamente importante fazer uma seleção bem desenhada e integrada, pois o impacto de uma seleção pode ser positiva ou devastadora.

Normalmente o recrutamento que é feito nas nossas empresas é por aconselhamento de alguém que conhece alguém muito simpático e que precisa de trabalhar e até percebe mais ou menos do trabalho em questão, ou melhor, se não souber depois aprende com o tempo. Nada invalida que essa pessoa simpática venha à empresa fazer parte de um recrutamento e seleção, até pode ser realmente a pessoa certa, mas teste essa situação. Nunca contrate por simpatia, isso pode sair-lhe muito caro.

Partilhar :

Comments are closed.