Quem é da área alimentar provavelmente já se deparou com as seguintes siglas: FIFO e FEFO.

É importante que quem opere no meio tenha conhecimento sobre elas, pois estão diretamente ligadas aos processos de gestão de stocks e consequentemente, os processos envolvidos nessas siglas têm impacto positivo no armazenamento dos bens alimentares, reduzindo perdas e controlando custos.

Para contextualizar, uma boa gestão de stock baseia-se principalmente no controle de entrada e saída dos produtos, coordenado por uma metodologia que contemple reservas mínimas, especificações diferenciadas dentro das características e necessidades de cada material, bem como os diferentes prazos de validade mediante as demandas de consumo. E é ai que entram as metodologias designadas pelas siglas FIFO e FEFO.

FIFO

FIFO é uma sigla para First in, first out ou Primeiro a entrar, primeiro a sairna tradução em português. Trata-se de uma estratégia de gestão de stock na qual os produtos que estão armazenados há mais tempo são despachados primeiro para os consumidores. Isso garante que o custo da mercadoria vendida e o custo do stock remanescente sejam correspondentes.

Este método de armazenamento garante uma circulação contínua e ordenada dos itens, evitando problemas como a deterioração dos produtos. Além disso, é possível definir com precisão os custos de venda e de stock.

FEFO

Significa First expired, first out ou Primeiro a expirar, primeiro a sair em português. Nesse modelo os produtos com data de validade mais próxima são despachados primeiro, não considerando prioritário há quanto tempo os itens estão armazenados. 

Uma vez que tem em conta o prazo de validade, este modelo tem sido o mais recomendado para o comércio de produtos perecíveis, como alimentos, produtos químicos, entre outros.

Na SEA temos um serviço especializado para o ajudar na organização de stoks.

 

Maria Areias
 Técnica Sup. HST e HACCP
Partilhar :

Comments are closed.