PRAZO DE VALIDADE DOS GÉNEROS ALIMENTÍCIOS

No momento de escolher os alimentos, a Rotulagem Alimentar permite aos consumidores satisfazer as suas necessidades e preferências e também saber como armazenar, preparar e consumir esses alimentos da forma mais correta.

O prazo de validade é um tema que gera muitas dúvidas e discussões na área alimentar, de modo que muitas vezes se questiona como o prazo de validade deve ser definido, ou até mesmo especificado no rótulo.

Existem duas formas de apresentar a validade de um produto:

DATA DE DURABILIDADE MÍNIMA pode ser definida como a data até à qual se considera que os géneros alimentícios conservam as suas propriedades específicas nas condições de conservação recomendadas no rótulo. Deve ser precedida das seguintes menções:

Consumir de preferência antes de Quando a data indica o dia

Consumir de preferência antes do fim de Nos outros casos

DATA-LIMITE DE CONSUMO equivale à data a partir da qual não se pode garantir que os géneros alimentícios perecíveis (em termos microbiológicos) estejam em condições de consumo seguro. Deve ser antecedida da menção:

Um produto com data de validade determinada possui as seguintes vantagens:

  • Garantia da segurança e manutenção das características físicas, químicas, nutricionais e funcionais do seu produto;

  • Confiança do consumidor: a data de validade é imprescindível para que os fabricantes tenham maior transparência e credibilidade. Além disso, a indicação do prazo de validade no rótulo de um produto permite que os consumidores planeiem melhor o consumo do alimento a fim de evitar desperdícios.

Ficou com alguma questão?

Contate a SEA Soluções, podemos ajuda-lo na correta implementação do HACCP.

 

Maria Areias
Técnica Sup. HST e HACCP
Partilhar :

Comments are closed.