A COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS

O que é comunicar?

Quase nenhum de nós se preocupa em perceber o que quer dizer a palavra.

Comunicar é transmitir a mensagem que se deseja corretamente, é não deixar a possibilidade da pessoa fazer interpretações sobre a mensagem recebida.

A comunicação efetuada corretamente faz com que: a produtividade aumente; a insegurança dos trabalhadores diminua; os conflitos quase não existam…

Uma comunicação incorreta ou insuficiente é a responsável pelos maiores problemas existentes dentro de uma empresa, porque gera conflitos entre os trabalhadores e cria um ambiente de enorme insegurança, alimentando-se desta forma os chamados “boatos”. Os boatos podem minar uma empresa levando mesmo a despedimentos de trabalhadores e a casos comprovados de stress no trabalho.

A melhor forma para contornar todos estes problemas provenientes de uma comunicação ineficiente é:

- Comunicar de forma clara e concisa

- Transmitir a mensagem desejada, ao mesmo tempo, com todo o público alvo interessado;

- Nunca mandar recados;

- Nunca falar de um assunto sigiloso a ninguém dentro da empresa;

- A mensagem transmitida nunca deve ser comunicada pela metade, pois isso pode criar ilusões aos trabalhadores, ou seja, a mensagem ou é totalmente transmitida, ou então só deverá ser quando estiver toda concluída;

- É necessário comunicar todas as mudanças dentro de uma empresa e inclusive devem ser escritas e afixadas para poderem ser consultadas.

Como poderá verificar estes são alguns dos muitos exemplos que devem ser criados dentro da sua empresa para que esta seja comunique de forma correta.

Portanto venha ter connosco que nós ajudamos a resolver o seu problema de comunicação.

A S.E.A Soluções tem SEMPRE Soluções para si.

Fernanda Machado
Psicóloga Organizacional
Partilhar :

Comments are closed.