7 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA ALIMENTAR – ASSUNTO PARA TODOS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) celebram no dia 7 de Junho o Dia Mundial da Segurança Alimentar, marcando a importância da segurança dos alimentos e lembrando a carência de que todos tenham acesso justo a alimentos seguros, nutritivos e em quantidade suficiente. Segundo a OMS, uma em cada 10 pessoas adoece todos os anos devido à ingestão de alimentos contaminados. Como resultado, 420 mil pessoas perdem a vida, anualmente.

A segurança deve ser acautelada em toda a cadeia alimentar: desde o momento da produção do alimento, o seu armazenamento, até ao consumo, a fim de evitar danos para a saúde humana, especialmente nos mais vulneráveis, e mesmo para as economias.

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos procura chamar a atenção e inspirar ações que contribuam para a prevenção, deteção e gestão dos riscos alimentares, contribuindo desta forma para a segurança alimentar, a saúde humana, o crescimento económico, a agricultura, o acesso aos mercados, o turismo e o desenvolvimento sustentável.

Este dia internacional é uma oportunidade para intensificar os esforços para reduzir o risco de doenças transmitidas por alimentos e garantir que os alimentos que ingerimos sejam seguros.

Atualmente, o Regulamento (CE) n.° 852/2004 (imposto a partir de 1 de Janeiro de 2006) esclarece que todas as empresas do setor alimentar devem criar, aplicar e manter sistemas contínuos com base nos princípios HACCP. Desde a fase da produção, transformação até à distribuição de alimentos sem prejuízo de requisitos mais próprios em matéria de higiene e segurança dos alimentos.

Em Setembro de 2005, a International Organization for Standadization (ISO) desenvolveu a Norma ISO 22000, que define e explica os princípios para a implementação de Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar, conforme o Sistema HACCP. A execução desta Norma faculta a definição de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar e permitirá o reconhecimento da empresa através de Certificação.

Alimento saudável é o ponto chave para a segurança do consumidor. Se ainda não tem Sistema de HACCP desenvolvido na sua empresa consulte a SEA Soluções, nós podemos ajudar nesse processo.

 

Elisabete Gonçalves
Engª Segurança no Trabalho e Técnica Higiene Alimentar
Partilhar :

Comments are closed.