A sinalização é necessária em todos os ambientes de trabalho. A sinalização indica saídas de emergência e a localização de itens importantes, como extintor e carretéis contra incêndio. No armazém, essa importância é ainda maior, pois a sinalização de segurança no armazém ajuda a prevenir acidentes.
Nos armazéns coexistem pessoas, mercadorias e equipamentos de elevação e movimentação, razão pela qual o risco de acidentes é elevado: a sinalização horizontal reduz os riscos, por exemplo, ajudando os operadores a identificar áreas de acesso limitado, aquelas em que operam empilhadores e aquelas destinadas à preparação, embalagem e expedição.
A sinalização do armazém é um modo de informar, mediante placas que utilizam cores e formas geométricas, sobre possíveis riscos. Para além de minimizar os riscos, informando as pessoas sobre os perigos e criando corredores só para peões, a demarcação de segurança para piso de armazém também aumenta a eficiência, controlando o fluxo de mercadorias e veículos.
Esse procedimento ajuda os operadores a identificarem áreas de acesso restrito (por exemplo, onde são colocados artigos perigosos), áreas onde operam os empilhadores ou espaços onde são processados e acondicionados os pedidos.
Os sinais podem ser de diferentes cores, símbolos e formas dependendo das suas características e da mensagem que devem transmitir.
Em que consiste a sinalização do armazém?
A Diretriz 92/58/CEE do Conselho Europeu é uma norma que obriga a sinalizar o armazém e que especifica como devem ser os sinais. A diretriz define a sinalização do armazém como um conjunto de sinais que pretendem condicionar a ação dos operadores.
Através desse regulamento é obrigatório que o proprietário do armazém garanta a existência de uma sinalização de segurança, especialmente quando há riscos que não podem ser evitados por meios técnicos de proteção ou medidas organizacionais.
Num armazém é habitual utilizar cores, pictogramas, placas luminosas ou sinais acústicos. Inclusive a comunicação verbal ou os gestos constituem medidas de prevenção de riscos igualmente eficazes.
Marcações de chão de armazém: considerações principais
Há dois tipos principais de marcação de chão de armazém para escolher: colado ou pintado. A primeira é feita com fita adesiva forte e durável, enquanto que a marcação pintada utiliza tinta epoxi. Qualquer uma das duas tem grandes vantagens.
As marcações de chão de armazém utilizam mais frequentemente linhas ou riscas para separar áreas dentro do armazém. É uma parte crítica da manutenção da segurança na conceção do layout do armazém.
As marcações de chão de armazém usam muitas cores.
Estas faixas facilmente visíveis e claras permitem a todos os utilizadores da instalação estarem cientes de como o espaço deve ser organizado e utilizado, bem como ajudar nas medidas de segurança do armazém. As funções comuns da marcação de chão de armazém dentro de uma instalação incluem:
-
Delimitar e marcar diferentes áreas de trabalho.
-
Proporcionar uma direção clara para o tráfego pedonal.
-
Para reforçar os sinais de segurança.
-
Para marcar áreas restritas ou proibidas.
Tamanho e cores de marcação de chão de armazém
A diretiva descreve as cores de segurança que podem ser usadas tanto para a sinalização dos painéis como para a marcação de linhas no solo:
Vias de circulação
As rotas de circulação de veículos devem ser claramente identificadas por faixas de cor visível, de preferência branca ou amarela, tendo em consideração a cor do terreno.
Para localizar essas faixas, deve ser considerada a distância de segurança entre os veículos e qualquer objeto que possa estar nas proximidades, incluindo os próprios funcionários.
Um sistema de demarcação de segurança para piso de armazém bem concebido criará um ambiente que aumenta a produtividade, assegurando simultaneamente que a segurança é primordial. Significa que toda a gente sabe onde ir e não ir e o que vai para onde.
A SEA Soluções ajuda na demarcação de segurança para piso de armazém. Contacte-nos!